Passo a passo

Solicitação de acesso

Para informações sobre processo de formalização da integração e solicitação de credenciais da API de assinatura (testes e produção) o Gestor do serviço público deve acessar a página https://www.gov.br/governodigital/integrarprodutoid.

Contato para suporte técnico: int-assinatura-govbr@economia.gov.br

Nota

Para consumir os serviços da API de assinatura, há obrigatoriedade que a aplicação do órgão esteja previamente integrada à Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão - Login Único. Ainda assim, a autorização de acesso utilizada pela assinatura é condicionada ao processo de autorização explícita do usuário, conforme Lei n° 14.063 Art.4º. O usuário deve conceder a autorização para Assinatura API Service assinar digitalmente um documento em nome deste usuário e essa autorização é solicitada durante o fluxo de autorização OAuth da API de assinatura. Por esse motivo que a liberação de acesso para emissão do certificado e a permissão da assinatura implica a geração de uma requisição ao servidor OAuth que controla os recursos desta API.

Orientações para testes

De Acordo com a portaria SEDGGME Nº 2.154/2021 as identidades digitais da plataforma gov.br são classificadas em três tipos: Bronze, Prata e Ouro. A identidade bronze permite ao usuário somente a realização de assinaturas simples. Nesta plataforma para realizar uma assinatura avançada, seja qual for o ambiente, o usuário deve possuir identidade digital prata ou ouro.

Importante

Documentos assinados digitalmente no ambiente de HOMOLOGAÇÃO são validados em: https://verificador.staging.iti.br Documentos assinados no ambiente de PRODUÇÃO podem ser validados no serviço de validação de assinaturas eletrônicas do ITI https://validar.iti.gov.br

Criar uma conta nível prata gov.br

  1. Acesse https://sso.staging.acesso.gov.br/ e siga passos do tutorial abaixo:

Tutorial conta prata

API de assinatura digital gov.br

Esta API de assinatura segue os princípios do estilo de arquitetura REST e fornece serviços web baseados em HTTP que implementam a assinatura digital utilizando certificados avançados gov.br. Para acesso a esses serviços a API adota o uso do protocolo OAuth 2.0, que é um padrão aberto de delegação de autorização. Deste modo, o uso da API envolve duas etapas:

  1. Geração do token de acesso (Access Token)

  2. Consumo dos serviços de assinatura da API

Diagrama de sequência aplicação cliente e API

O diagrama abaixo apresenta o fluxo de interação entre a aplicação cliente e os serviços de autenticação do Login único e os serviços da API de assinatura.

_images/diagrama_sequencia.png

Geração do access token

Passo 1: Gerar code

Endereço servidor autorização:

https://cas.staging.iti.br/oauth2.0/authorize?

A aplicação cliente deve redirecionar o navegador do usuário para o endereço do servidor de autorização para de obter seu consentimento para o uso de seu certificado para a assinatura. Nesse processo, a aplicação deve usar credenciais previamente autorizadas no servidor. Esta requisição possui os parâmetros abaixo:

Parâmetro

Valor

response_type

code

client_id

Chave de acesso, que identifica o serviço consumidor da aplicação cadastrada.

scope

sign ou signature_session

redirect_uri

URL de retorno cadastrada para a aplicação cliente. Não necessita utilizar o formato URL Encode.

state

Valor usado para manter o estado entre a solicitação e o retorno de chamada.

nonce

Sequência de caracteres usado para associar uma sessão do serviço consumidor ao token.

Importante

Deve-se utilizar o parâmetro scope com valor sign para gerar um token que permite a assinatura de um único hash. Este token gerado só pode ser utilizado uma única vez. Na tentativa de uma nova assinatura com esse mesmo token, um erro será retornado. Para gerar um token que permita a assinatura de mais de um hash (assinatura em lote), deve ser utilizado o valor signature_session. Neste caso, durante a validade do token, este poderá ser utilizado para realizar várias assinaturas.

https://<Servidor OAuth>/authorize?response_type=code&redirect_uri=<URI de redirecionamento>&scope=sign&client_id=<client_id

Neste endereço, o serviço pede a autorização expressa do usuário para acessar seu certificado para assinatura. Neste instante será pedido um código de autorização a ser enviado por SMS.

Atenção

No ambiente de homologação, o código de autorização é enviado por SMS e também pode ser utilizado o código 12345. No ambiente de Produção o SMS é enviado por notificação do aplicativo gov.br ou por SMS se usuário não possuir aplicativo gov.br instalado.

Após a autorização, o usuário é redirecionado para o endereço <URI de redirecionamento> enviado no redirect_uri e retorna, como um parâmetro de query, o atributo code e o atributo state. O <URI de redirecionamento> deve ser um endpoint da aplicação correspondente ao padrão autorizado no servidor de autorização, e capaz de receber e tratar o parâmetro “code”. Este atributo deve ser utilizado na fase seguinte para solicitar um Access Token ao servidor de autorização.

Nota

A URL de retorno deve pertencer ao domínio do órgão. Por exemplo: https://www.nomeorgao.gov.br/assinar. Cada órgão e ou serviço que será integrado a API de assinatura deve solicitar credenciais separadas.

Passo 2: Solicitar Access Token

Realizar a seguinte requisição HTTP com método POST para o endereço https://cas.staging.iti.br/oauth2.0/token? passando as informações abaixo:

Parâmetro

Valor

code

Código de autorização gerado pelo servidor.

client_id

Chave de acesso, que identifica o serviço consumidor da aplicação cadastrada.

grant_type

authorization_code

client_secret

Chave secreta conhecida apenas pela aplicação cliente e servidor de autorização.

redirect_uri

URI de retorno cadastrada para a aplicação cliente.

O parâmetro <redirect_uri> deve ter exatamente o mesmo valor informado no passo 1. Sendo feita corretamente as duas requisições, o servidor OAuth retornará um objeto JSON contendo o Access Token, que deve ser usado nas requisições subsequentes aos endpoints do serviço.

Exemplo de código HTTP de sucesso:

Retorno 200: sucesso

{
"access_token": "AT-104-1zJeYZGuEUHkF4ovJGONi0U-jB342xH0",
"token_type": "bearer",
"expires_in": 360
}

Exemplos de códigos HTTP de erro:

Retorno 401: Algum valor do parâmetro informado incorretamente. Exemplo:

{
        "timestamp": 1688566398186,
        "status": 401,
        "error": "Unauthorized",
        "message": "No message available",
        "path": "/oauth2.0/token"
}

Retorno 400: Parâmetro <code> utilizado por mais de uma vez ou inválido.

error=invalid_request

Nota

O servidor OAuth de homologação está delegando a autenticação ao ambiente de staging do gov.br.

Importante: Para valor do parâmetro scope igual a sign, o access token gerado autoriza o uso da chave privada do usuário para a confecção de uma única assinatura eletrônica avançada. O token deve ser usado em até 10 minutos. O tempo de validade do token poderá ser modificado no futuro à discrição do ITI. No caso do valor do parâmetro scope igual a signature_session (assinatura em lote), o access token gerado autoriza o uso da chave privada do usuário para a confecção de várias assinaturas eletrônicas avançadas durante o prazo de validade do token.

Obtenção do certificado do usuário

Para obtenção do certificado do usuário deve-se fazer uma requisição HTTP GET para endereço https://assinatura-api.staging.iti.br/externo/v2/certificadoPublico enviando o cabeçalho Authorization com o tipo de autorização Bearer e o access token obtido anteriormente. Segue abaixo o parâmetros para requisição:

Parâmetro

Valor

Authorization

Bearer <access token>

Exemplo de requisição:

GET /externo/v2/certificadoPublico HTTP/1.1
Host: assinatura-api.staging.iti.br
Authorization: Bearer AT-183-eRE7ot2y3FpEOTCIo1gwnZ81LMmT5I8c

Será retornado o certificado digital com formato PEM na resposta.

Atenção

Para emissão do certificado é realizada, previamente, a validação da situação cadastral do CPF e do nível identidade da conta gov.br do usuário.

Nível de identidade bronze Se usuário possui nível identidade bronze a API impede a emissão de certificado e retorna código e mensagem abaixo:

Response: 403

Cidadão não possui a identidade (Prata ou Ouro) necessária para uso da assinatura eletrônica digital.

CPF situação cancelada, nula, falecido Se CPF de usuário com as seguintes situações: 1. Titular Falecido - quando há data de óbito vinculada ao CPF; 2. Cancelada por Multiplicidade - quando há mais de uma inscrição no CPF para a mesma pessoa; nesse caso, elege-se um para permanecer ativo e os demais são vinculados a ele; 3. Nula - quando constatada a fraude. 4. Cancelada de Ofício - ato de ofício, no interesse da administração tributária ou determinação judicial. A API impede a emissão de certificado e retorna código e mensagem abaixo:

Response: 403

CPF com situação cancelada, nula ou falecido na Receita Federal não permite uso da assinatura eletrônica digital.

Realização da assinatura digital de um HASH SHA-256 em PKCS#7

Para gerar um pacote PKCS#7 contendo a assinatura digital de um HASH SHA-256 utilizando a chave privada do usuário, deve-se fazer uma requisição HTTP POST para o endereço https://assinatura-api.staging.iti.br/externo/v2/assinarPKCS7 enviando os seguintes parâmetros:

Parâmetros

Valor

Content-Type

application/json

Authorization

Bearer <access token>

Body da requisição:

{ "hashBase64": "<Hash SHA256 codificado em Base64>"}

Exemplo de requisição:

POST /externo/v2/assinarPKCS7 HTTP/1.1
Host: assinatura-api.staging.iti.br
Content-Type: application/json
Authorization: Bearer AT-183-eRE7ot2y3FpEOTCIo1gwnZ81LMmT5I8c

{"hashBase64":"kmm8XNQNIzSHTKAC2W0G2fFbxGy24kniLuUAZjZbFb0="}

Será retornado um arquivo contendo o pacote PKCS#7 com a assinatura digital do hash SHA256-RSA e com o certificado público do usuário. O arquivo retornado pode ser validado em https://verificador.staging.iti.br/.

Atenção

Do mesmo modo do serviço para obtenção do certificado, para gerar uma ou mais assinaturas é realizada, previamente, a validação da situação cadastral do CPF e do nível identidade da conta gov.br do usuário.

Nível de identidade bronze Se usuário possui nível identidade bronze a API impede a assinatura e retorna código e mensagem abaixo:

Response: 403

Cidadão não possui a identidade (Prata ou Ouro) necessária para uso da assinatura eletrônica digital.

CPF situação cancelada, nula, falecido Se CPF de usuário com as seguintes situações: 1. Titular Falecido - quando há data de óbito vinculada ao CPF; 2. Cancelada por Multiplicidade - quando há mais de uma inscrição no CPF para a mesma pessoa; nesse caso, elege-se um para permanecer ativo e os demais são vinculados a ele; 3. Nula - quando constatada a fraude. 4. Cancelada de Ofício - ato de ofício, no interesse da administração tributária ou determinação judicial. A API impede a assinatura e retorna código e mensagem abaixo:

Response: 403

CPF com situação cancelada, nula ou falecido na Receita Federal não permite uso da assinatura eletrônica digital.

Assinatura em Lote: Para gerar múltiplos pacotes PKCS#7, cada qual correspondente a assinatura digital de um HASH SHA-256 distinto (correspondentes a diferentes documentos), deve-se seguir as orientações do tópico Geração do Access Token para solicitação do token que permita esta operação (scope signature_session). Após a obtenção deste token, deve ser feita uma requisição para o endereço https://assinatura-api.staging.iti.br/externo/v2/assinarPKCS7 para cada hash a ser assinado, enviando os mesmo parâmetros informados acima. No código de Exemplo de aplicação pode-se verificar no arquivo assinar.php um exemplo de implementação da chamada ao serviço para uma assinatura em lote. O retorno desta operação será um arquivo contendo o pacote PKCS#7 correspondente a cada hash enviado na requisição ao serviço.

Assinaturas PKCS#7 e PDF

Existem duas formas principais de assinar um documento PDF:

  • Assinatura detached

  • Assinatura envelopada

A Assinatura detached faz uso de dois arquivos: (1) o arquivo PDF a ser assinado; e (2) um arquivo de assinatura (.p7s). Nesta modalidade de assinatura, nenhuma informação referente à assinatura é inclusa no PDF. Toda a informação da assinatura está encapsulada no arquivo (.p7s). Qualquer alteração no PDF irá invalidar a assinatura contida no arquivo no arquivo (.p7s). Para validar esta modalidade de assinatura, é necessário apresentar para o software de verificação os dois arquivos, PDF e (.p7s).

Para realizar esta modalidade de assinatura pela API de assinatura eletrônica avançada, deve-se calcular o hash sha256 sobre todo o arquivo PDF e enviá-lo através da operação assinarPKCS7 detalhada no tópico anterior. O arquivo binário retornado como resposta desta operação deve ser salvo com a extensão (.p7s).

A assinatura envelopada, por sua vez, inclui dentro do próprio arquivo PDF o pacote de assinatura PKCS#7. Portanto, não há um arquivo de assinatura separado. Para realizar essa modalidade de assinatura deve-se:

  1. Preparar o documento de assinatura

  2. Calcular quais os bytes (bytes-ranges) do arquivo preparado no passo 1 deverão entrar no computo do hash. Diferentemente da assinatura detached, o cálculo do hash para assinatura envelopadas em PDF não é o hash SHA256 do documento original (integral). É uma parte do documento preparado no passo 1.

  3. Calcular o hash SHA256 desses bytes

  4. Submeter o hash SHA256 à operação assinarPKCS7 desta API.

  5. O resultado da operação assinarPKCS7 deve ser codificado em hexadecimal e embutido no espaço que foi previamente alocado no documento no passo 1.

O detalhamento de como preparar o documento, calcular os bytes-ranges utilizados no computo do hash e como embutir o arquivo PKCS7 no arquivo previamente preparado podem ser encontrados na especificação ISO 32000-1:2008. Existem bibliotecas que automatizam esse procedimento de acordo com o padrão (ex: PDFBox para Java e iText para C#).

Recomendações para assinaturas digitais em PDF

O PDF foi especificado e desenvolvido pela empresa Adobe System. A partir da versão PDF 1.6, a Adobe utiliza o padrão ISO 32000-1 em sua especificação. Este padrão define a especificação do formato digital para representação de um documento PDF de forma que permita aos usuários trocar e visualizar documentos independente do ambiente que eles foram criados. Resumidamente, a especificação define a estrutura do conteúdo do arquivo PDF, como este conteúdo pode ser interpretado, acessado, atualizado e armazenado dentro do arquivo.

O padrão PDF possui a funcionalidade chamada Atualização Incremental. Essa funcionalidade permite que o PDF seja modificado acrescentando novas informações após o fim do arquivo. A assinatura de PDF é realizada incorporando uma assinatura digital ao fim do PDF utilizando o mecanismo de Atualização Incremental. Este tipo de implementação protege contra modificação todas as informações anteriores a Assinatura Digital a ser realizada e a própria Assinatura Digital incluída no arquivo. Entretanto, ela não impede que novas Atualizações Incrementais sejam realizadas, alterando visualmente o PDF após uma assinatura ter sido incluída. Ainda assim, sempre é possível recuperar a versão que foi efetivamente assinada, e esta versão não pode ser modificada de forma alguma.

A possibilidade de alteração visual em documentos previamente assinados pode causar confusão por parte de cidadãos e órgãos públicos no momento da validação e verificação de documentos assinados. Por esta razão a partir da Versão 1.5 do PDF, foi introduzido um mecanismo para proteção e controle de alterações passíveis de serem realizadas em documentos PDF assinados. Esse mecanismo é chamado MDP (modification detection and prevention - DocMDP), e permite que a primeira pessoa a assinar o documento, ou seja, o autor, possa especificar quais alterações poderão ser realizadas em futuras atualizações incrementais.

Recomenda-se fortemente que a primeira assinatura realizada em um documento PDF seja configurada da seguinte forma:

  1. Incluir entrada Reference, com uma referência indireta a um Dicionário “Signature Reference”. Exemplo:

166 0 obj
<<
/Type /Sig
/Filter /Adobe.PPKLite
/SubFilter /adbe.pkcs7.detached
/M (D:20220705145549-03'00')
/Reference [168 0 R]
/Contents <24730....>
/ByteRange [0 36705 55651 8985]
>>
Endobj
  1. O dicionário “Signature Reference” conter as entradas “Transform Method” com o valor DocMDP; e, “TransformParams” com uma referência indireta para um dicionário de TransformParams. Exemplo:

168 0 obj
<<
/Type /SigRef
/TransformMethod /DocMDP
/TransformParams 170 0 R
>>
  1. O dicionário “TransformParams” com uma entrada P com valor 2 e entrada V com valor 1.2.

170 0 obj
<<
/Type /TransformParams
/P 2
/V /1.2
>>

Importante

Não é recomendado o uso do dicionário /Perms com entrada /DocMDP por questões de compatibilidade com o Adobe. Ao configurar a primeira assinatura desta forma apenas serão permitidas as seguintes alterações: Preenchimento de formulários, templates e inclusão de novas assinaturas.

Outros valores de P possíveis de serem usados:

  • P = 1 -> Nenhuma alteração é admitida;

  • P = 2 -> Alterações permitidas em formulários, templates e inclusão de novas assinaturas; e

  • P = 3 -> Além das permissões admitidas para P = 2, admite-se também anotações, deleções e modificações.

Nota

A utilização da logo gov.br é permitida nas assinaturas que adicionam imagem ao PDF. A orientações quanto a aplicação da logo podem ser verificadas em Manual de uso da marca Link manual

Orientações para homologação do sistema integrado

A homologação poderá ser realizada em reunião pelo Microsoft Teams ou envio de vídeo da aplicação demonstrando os 4 fluxos abaixo:

  1. Demonstrar usuário realizando login no sistema: Apresentar a tela inicial e usuário realizando sua autenticação no Login Único para iniciar sua jornada na utilização do sistema. Caso o sistema ainda tenha disponibilizado a autenticação por outro cliente de login, deverá constar no video o fluxo do sistema por este outro tipo de autenticação.

  2. Demonstrar usuário realizando assinatura: Apresentar a jornada do usuário até chegar à etapa de realizar a assinatura. Este processo poderá incluir a assinatura de um arquivo gerado pelo próprio sistema ou a assinatura de um arquivo que usuário tenha que anexar ao sistema, isso depende do fluxo de funcionamento do sistema do órgão.

  3. Demonstrar teste com usuário conta bronze: Caso sistema permita o login de usuário com a conta nível bronze, apresentar mensagem orientando o usuário adquirir conta com nível necessário para realizar assinatura. Exemplo de mensagem: “É necessário possuir conta gov.br nível prata ou ouro para utilizar o serviço de assinatura”. A aplicação cliente deve direcionar o usuário para adquirir nível necessário, verificar serviço de confiabilidades no link: https://acesso.gov.br/roteiro-tecnico/iniciarintegracao.html#passo-11

  4. Demonstrar usuário fazendo logout: Apresentar como usuário realiza logout do sistema.

Exemplo de aplicação

Logo abaixo, encontra-se um pequeno exemplo PHP para prova de conceito.

Download Exemplo PHP

Este exemplo é composto por 4 arquivos:

  • index.php Formulário para upload de um arquivo

  • upload.php Script para recepção de arquivo e cálculo de seu hash SHA256. O Resultado do SHA256 é armazenado na sessão do usuário.

  • assinar.php Implementação do handshake OAuth, assim como a utilização dos dois endpoints acima. Como resultado, uma página conforme a figura abaixo será apresentada, mostrando o certificado emitido para o usuário autenticado e a assinatura.

  • config.php Arquivo de configuração para executar o exemplo. Os valores $clientid e $secret precisam ser substituídos pelas credenciais de homologação cadastradas para a aplicação cliente.

_images/image.png

Para executar o exemplo, é possível utilizar Docker com o comando abaixo:

docker-compose up -d

e acessar o endereço http://127.0.0.1:8080

Como criar um par de chaves PGP

GnuPG para Windows

Faça o download do aplicativo Gpg4win em: https://gpg4win.org/download.html O Gpg4win é um pacote de instalação para qualquer versão do Windows, que inclui o software de criptografia GnuPG. Siga abaixo as instruções detalhadas de como gerar um par de chaves PGP:

  1. Após o download, execute a instalação e deixe os seguintes componentes marcados conforme imagem abaixo:

_images/pgp1.png
  1. Concluída a instalação, execute o Kleopatra para a criação do par de chaves. Kleopatra é uma ferramenta para gerenciamento de certificados X.509, chaves PGP e também para gerenciamento de certificados de servidores. A janela principal deverá se parecer com a seguinte:

_images/pgp2.png
  1. Para criar novo par de chaves (pública e privada), vá até o item do Menu ArquivoNovo Par de chaves… selecione Criar um par de chaves OpenPGP pessoal. Na tela seguinte informe os detalhes Nome e Email, marque a opção para proteger a chave com senha e clique em Configurações avançadas…

  2. Escolha as opções para o tipo do par de chaves e defina uma data de validade. Esta data pode ser alterada depois. Após confirmação da tela abaixo, abrirá uma janela para informar a senha. O ideal é colocar uma senha forte, que deve conter pelo menos 8 caracteres, 1 digito ou caractere especial.

_images/pgp3.png

5. Após concluído, o sistema permite o envio da chave pública por email clicando em Enviar chave pública por e-mail… ou o usuário tem a opção de clicar em Terminar e exportar a chave pública para enviá-la por email posteriormente. Para exportar a chave pública e enviá-la anexo ao email, clique com botão direito na chave criada e depois clique em Exportar…

GnuPG para Linux

Praticamente todas as distribuições do Linux trazem o GnuPG instalado e para criar um par de chaves pública e privada em nome do utilizador ‘Fulano de Tal’, por exemplo, siga os passos abaixo:

  1. Abra o terminal e execute o comando abaixo e informe os dados requisitados (Nome e Email). Se não forem especificados os parâmetros adicionais, o tipo da chave será RSA 3072 bits. Será perguntado uma frase para a senha (frase secreta, memorize-a), basta responder de acordo com o que será pedido.

        $ gpg --gen-key

        gpg (GnuPG) 2.2.19; Copyright (C) 2019 Free Software Foundation, Inc.
        This is free software: you are free to change and redistribute it.
        There is NO WARRANTY, to the extent permitted by law.
        gpg: directory '/home/user/.gnupg' created
        gpg: keybox '/home/user/.gnupg/pubring.kbx' created
        Note: Use "gpg --full-generate-key" for a full featured key generation dialog.

    O GnuPG precisa construir uma ID de usuário para identificar sua chave.

        Nome completo: **Fulano de Tal**
        Endereço de correio eletrônico: **fulanodetal@email.com**
        Você selecionou este identificador de usuário: "Fulano de Tal <fulanodetal@email.com>"
        Change (N)ame, (E)mail, or (O)kay/(Q)uit? O

        gpg: /home/user/.gnupg/trustdb.gpg: banco de dados de confiabilidade criado
gpg: chave D5882F501CC722AA marcada como plenamente confiável
gpg: directory '/home/user/.gnupg/openpgp-revocs.d' created
gpg: revocation certificate stored as '/home/user/.gnupg/openpgprevocs.d/269C3D6B65B150A9B349170D5882F501CC722AA.rev'

        Chaves pública e privada criadas e assinadas.

        pub rsa3072 2021-04-30 [SC] [expira: 2023-04-30] 269C3D6B65B150A9B349170D5882F501CC722AA uid Fulano de Tal <fulanodetal@email.com>
sub rsa3072 2021-04-30 [E] [expira: 2023-04-30]

2. Para enviar um documento ou um e-mail cifrado com sua chave, é necessário que a pessoa tenha a sua chave pública. Partindo do ponto que a pessoa fez um pedido da sua chave pública, então é necessário criar um arquivo com a chave e passar o arquivo para o solicitante (por exemplo, podemos passar pelo e-mail). Execute o comando abaixo no terminal do Linux para exportar a sua chave para o arquivo MinhaChave.asc

$ gpg --export 269C3D6B65B150A9B449170D5882F501CC722AA> MinhaChave.asc

A sequência de números e letras “269C3D6B65B150A9B349170D5882F501CC722AA” é o ID da chave (da chave que criamos aqui no exemplo, substitua pelo seu ID) e MinhaChave.asc é o nome do arquivo onde será gravada a chave (pode ser outro nome). O próximo passo é o envio do arquivo com a chave pública para a pessoa e então ela poderá criptografar um e-mail ou um documento com a sua chave pública. Se foi criptografado com a sua chave pública, somente a sua chave privada será capaz de decodificar o documento e a frase secreta de sua chave será requisitada.

  1. Para decifrar um documento que foi criptografado com a sua chave pública basta seguir os passos abaixo, substituindo NomeArquivo.gpg pelo nome do arquivo cifrado. Será solicitada a frase secreta de sua chave privada. Um arquivo com nome ArquivoTextoClaro será criado na mesma pasta. Este arquivo contêm as informações decifradas.

$ gpg -d NomeArquivo.gpg > ArquivoTextoClaro

gpg: criptografado com 3072-bit RSA chave, ID 4628820328759F85, criado 2021-04-24 "Fulano de Tal <fulanodetal@email.com>"